top of page

Digitalizando aquarela: o que você precisa saber

A pintura em aquarela é caracterizada por uma suavidade nas cores e traços que tornam os trabalhos mais delicados. Após pintar meus desenhos com aquarela deparei-me com um desafio: digitalizá-los sem perder as características que tornam a aquarela tão especial. Isso porque a digitalização pode prejudicar muito o desenho ao alterar as cores e não captar a textura do papel.

Diante desse problema, levantei alguns tópicos de detalhes que fui descobrindo e que podem ajudá-lo nessa tarefa:

1º A scanner faz toda a diferença

Acredite: o equipamento que você usa interfere na qualidade da sua digitalização!

Eu comecei escaneando meus desenhos na minha multifuncional caseira HP Deskjet 2050. Por mais que eu alterasse o brilho e o contraste a digitalização saía estranha, as cores apagadas, os tons de pele amarelados, o sombreado do desenho e a textura do papel não apareciam e não havia Photoshop que consertasse isso, eu chegava a usar uns 6 filtros na mesma imagem e ainda assim ficava ruim. Eu já estava até entristecida com isso, pois eu usava cores lindas e vibrantes em minhas aquarelas e a digitalização saía com cores diferentes, sem vida. Até que eu tentei usar outra scanner da mesma marca HP, mas de outro modelo, HP Scanjet G2410 e, como um passe de mágica, minha vida mudou! Essa última scanner conseguiu captar tudo perfeitamente: as cores, a textura do papel, o sombreado, cada detalhe perfeitamente! Claro que ainda houve a necessidade de usar o Photoshop, mas apenas 1 filtro (o de níveis) já foi suficiente para deixar o desenho bem mais próximo do real.

Veja abaixo a comparação entre as duas scanners que usei; repare que a imagem da esquerda está com a pele amarelada e a imagem da direita preservou as cores, os sombreados e a textura do papel. Ambas as imagens foram editadas no Photoshop; enquanto a imagem esquerda eu precisei usar vários filtros, na imagem da direita usei apenas o filtro de Níveis.

Comparando scanners - imagens finais após a edição no Photoshop

2º Sem Photoshop não dá

Por mais que a scanner seja boa, o Photoshop é indispensável. Muitas scanners permitem o ajuste do brilho e do contraste da digitalização e o ideal é deixar o brilho no valor mínimo para captar melhor os detalhes e facilitar a edição depois. Independente dos valores que você usar para brilho e contraste na scanner, sua digitalização pode sair bem apagada, daí entra o Photoshop. Para deixar a digitalização da sua arte mais vibrante você pode usar os filtros de Níveis, Curvas, Brilho e Contraste, Saturação, Vibração, Exposição, Cor Seletiva, etc. Não tem segredo, você adiciona o filtro e vai alterando os valores até ver que ficou bom; cada arte pode precisar de filtros diferentes e valores diferentes. Com a última scanner que usei só precisei usar o filtro de Níveis e ficou perfeito! Só tome cuidado para não usar muitos filtros e deixar a imagem muito diferente da original!

3º Papel A3 numa scanner A4

Você não precisa de uma scanner A3 para digitalizar suas pinturas feitas em papel A3, basta escanear por partes. Não precisa cortar o desenho (de jeito nenhum!), é só escanear partes separadas da pintura e depois juntar tudo no Photoshop. Em algumas scanners você precisa fazer 4 digitalizações, uma para canto do papel, e em outras 3 já são suficientes, laterais esquerda e direita e meio.

4º Ondas e sombras

Como a pintura em aquarela usa água, consequentemente o papel fica com algumas ondas, principalmente se você usa muita água. Mesmo o papel específico para aquarela fica com ondas. Eu uso Canson Montvalle Aquarelle 300g e depois da pintura secar eu deixo por dias embaixo de um livro pesado para tentar tirar um pouco das ondas, mas às vezes não é 100% eficaz. Se você digitaliza um papel com ondas a digitalização vai ficar com sombras, por isso na hora de escanear, coloque um livro pesado em cima do papel na scanner e pressione um pouco, você vai notar a diferença!

Espero que essas dicas lhe ajudem!

Seja bem-vindo!
Confira
Categorias
Visitantes
bottom of page